Historia da Fisioterapia -Resumo
Fisioterapia é a ciência que estuda, diagnostica, previne e recupera pacientes com distúrbios cinéticos funcionais intercorrentes em órgãos e sistemas do corpo humano. Trabalha com doenças geradas por alterações genéticas, traumas ou enfermidades adquiridas.
A Fisioterapia é uma ciência tão antiga quanto o homem. Surgiu com as primeiras tentativas dos ancestrais de diminuir uma dor esfregando o local dolorido e evoluiu ao longo do tempo com a sofisticação, principalmente, das técnicas de exercícios terapêuticos.
Na antiguidade havia uma preocupação em eliminar as "diferenças incomodas", os médicos já utilizavam a eletroterapia sob forma de choques com um peixe elétrico no tratamento de certas doenças. Na idade média as “diferenças incomodas “eram consideradas como algo a ser exorcizado. Foi um período onde ocorreu uma interrupção dos estudos na área da saúde.
Com a industrialização volta o interesse pelas "diferenças incomodas" já que houve excessivas e exaustas jornadas de trabalho, condições sanitárias e alimentares pecarias, desencadeou novas epidemias. Durante a guerra surgem as escolas de cinesioterapia, para tratar ou reabilitar os lesados, ou mutilados que necessitavam readquirir um mínimo de condições para retornar a uma atividade social integrada e produtiva.A Fisioterapia passa a fazer parte da chamada “Área da saúde” e foi evoluindo no decorrer da história.
No Brasil, a utilização dos recursos físicos iniciou em meados de 1879, na período da industrialização, já que havia um grande número de acidentados na área de trabalho.Em 1929 o médico Dr. Waldo Rolim de Moraes, instalou o serviço de fisioterapia do Instituto Radium Arnaldo Vieira para atender aos pacientes da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Posteriormente organizou o serviço de fisioterapia dos Hospital das Clínicas de São Paulo.Na década de 50 a incidência de poliomielite atingia índices alarmantes e como conseqüência o número de indivíduos portadores de sequelas motoras e que necessitavam de uma reabilitação para a sociedade. O número de pessoas acometidas pelos acidentes de trabalho no Brasil se apresentava como um dos maiores da América do Sul, e essa expressiva faixa populacional precisava ser reabilitada para reintegrar o sistema produtivo do país.Em 1951 surge no Brasil o primeiro curso para a formação de técnicos em fisioterapia. Em 1956 surgiu o primeiro curso com duração de dois anos para formar fisioterapeutas que atuassem na reabilitação. Em 1969 a fisioterapia no Brasil foi regulamentada como profissão através do decreto-lei n 938 de 13 de outubro de 1969).
Nenhum comentário