Header Ads

Artrite Reumatóide: causas, sintomas,diagnostico e tratamento fisioterapêutico - Estudo de caso clínico


A artrite Reumatóide (AR) é uma doença inflamatória cronica que se caracteriza por apresentar sinovite, que envolve principalmente as articulações periféricas de mãos e punhos, de forma simétrica e persistente, e que pode levar ao aparecimento de deformidades e a incapacidade funcional importante. É uma doença relativamente frequente, que afeta 2 a 3 vezes mais mulheres do que homens, embora possa começar em qualquer idade.
CAUSAS
As causas da AR ainda e desconhecida, mas existem alguns fatores que podem levar ao desenvolvimento da doença como:
-Resposta imunologia e inflamatória desencadeada por infecção;
-Combinação de fatores genéticos;
-Auto-imunidade mediada por anticorpos e por células T;
-Desregulação da produção de citocinas pró-inflamatórias;
-transformação da sinóvia em tecido celular invasivo.
SINAIS E SINTOMAS 
- Dor e inchaço nas articulações;
- Rigidez nas articulações principalmente pela manhã;
- Dificuldades de movimentação dos dedos ou dos membros;
- Redução do apetite e perda de peso;
- Febre baixa;
 Nódulos visíveis na pele próximas as articulações.
O DIAGNÓSTICO 
O diagnóstico é feito por um reumatologista, uma vez que é o especialista em doenças do tecido conjuntivo, não existe um teste especifico para a AR, então seu diagnóstico depende da associação de uma serie de sintomas, assim como de exames laboratoriais e por imagem, que podem ajudar o médico a identificar a doença.
O tratamento requer um diagnóstico precose e intervenção adequada na tentativa de impedir o dano articular irreversível, deve ser feito em conjunto com o fisioterapeuta.

CASO CLÍNICO
Paciente J.S.A, sexo feminino, 50 anos, residente (...), aposentada e atualmente costureira. Há 7 anos, após a menopausa começou a sentir dor nos joelhos logo depois as dores em MMSS começaram a aparecer, juntamente com nódulos nas mãos (art. metacarpofalangeanas) bilateralmente, sendo diagnosticada com Artrite Reumatóide (AR). Encaminhada pelo médico a Fisioterapia.
HISTORIA DA DOENÇA PREGRESSA 
Paciente relata que teve AVC, tem osteoporose em MMII. Após a menopausa tem sofrido quedas consecutivas e frequentes sendo que a ultima foi a cerca de um mês, onde a dor no joelho exacerbou, paciente relata ter uma dieta balanceada, porém inativa, sono intranquilo devido a patologia, faz uso de medicamento.
EXAMES FÍSICO
Palpação, goniometria das articulações do punho, metacarpofalangianas articulações do joelho.
Teste de força muscular do quadriceps, usando a tabela de Grau de força muscular na escala para mensuração de força ( OXFORD).
EXAMES ESPECÍFICOS
O teste do aperto: é um teste de sensibilidade para testar a dor, sendo referida após o examinador comprimir ar articulações metacarpofalangianas ou metatarcofalangiana.

O teste de Phalen: o examinador deve instruir o paciente a realizar uma flexão de punho e colocar o dorso da palma em contato com a outra, permanecer por 1 minuto. Se houver formigamento ou dormência, principalmente em região de 3 dedo, o teste será positivo.

OBJECTIVO PSICOTERAPÊUTICO
CURTO PRAZO: Analgesia das dores em MMSS e MMII.
MÉDIO PRAZO: Aumentar ADM de joelho e punho ( flexão e extensão), prevenção de deformidades ósseas.
LONGO PRAZO: Tratar as deformidades articulares, manter ou aumentar força muscular, garantir a realização das AVDs.
TRATAMENTO PSICOTERAPÊUTICO
FASE I - Analgesia, Ultrassom na região da mão (1 mHz), intensidade de 0,5 w/cm², uso de tala para punho, mão e dedos. Laser no joelho, caneta de 830, 3j/cm², intensidade, frequência 200 Hz, modo pontual, 3 minutos.
FASEII -   Na medida que a gravidade da inflamação, a restauração da mobilidade articular ou a preservação do movimento se torna o objetivo principal. Realizar alongamentos para aumentar flexão e extensão do punho e mão, colocar o antebraço sobre uma toalha enrolada, palma da palma para baixo, mover a mão para cima até sentir um leve alongamento, repetir para baixo. Alongamentos para extensão e flexão do joelho.
FASE III - Fortalecimento e mobilidade das mãos, fortalecimento pode ser usado um elástico, abrindo e fechando dois dedos e com todos os dedos, torcer uma toalha também e um ótimo exercício para ajudar  na realização das atividadedes de vida diária da paciente.
Fortalecimento do joelho, podem realizar elevação da perna, paciente sentado eleva uma das pernas.
Também pode ser feito com o paciente deitado em decúbito dorsal com os joelhos flexionados, colocar uma bola entre as pernas do paciente e pedir que o mesmo aperte a bola, 10 repetições.
Trabalhar a marcha coma hidrocinesioterapia, paciente pode andar sobre o espaguete 5, subir e descer escadas na água, andar em círculos, andar de lado.

OBS: Pacientes com osteoporose deve fazer exercícios com peso, mas sempre atentando para a capacidade suportável para o paciente, evitando complicações futuras ( fraturas) 



 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.